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5 estratégias digitais para reinventar seu negócio em tempos de crise

Written by REDdigital

22 de maio de 2020

Tempos de crise e as empresas precisam se reinventar para manter uma presença digital e mais próxima do público, com conteúdos relevantes e humanizados.

O ano de 2020 que parecia ser a virada de jogos para muitas empresas tornou-se na verdade um grande desafio, já que covid-19 afetou o mundo inteiro, principalmente na área econômica. 

No Brasil, todos os setores do mercado estão passando nesse momento por uma instabilidade financeira e para conseguir se manter e passar por tudo isso sem cair, as marcas estão usando estratégias para se reinventar. Como já falamos anteriormente, as grandes empresas que trabalham com serviço de entrega, estão conquistando espaço e ganhando mais visibilidade nesse período, já que devido a quarentena que foi imposta em todo país, diversos estabelecimentos continuam funcionando, porém, apenas como Delivery. 

Mas, não viemos falar aqui apenas desses negócios. Diversos negócios, de áreas distintas passam nesse momento conturbado por um processo de reinvenção, como é o caso dos restaurantes e lojas de bairro que para não fechar as portas de vez, tiveram que se adaptar criando uma presença digital. Esse, é um dos milhares de exemplos do que os empreendedores brasileiros estão enfrentando no momento, mas, o questionamento de muitos aqui ainda continua sendo: como gerenciar essa crise? 

Se você está passando por um momento complicado em seus negócios, continue lendo esse post que vamos te explicar melhor como o mercado digital pode te ajudar nesse processo de gerenciamento. 

 

Gerenciamento de crise usando sua presença digital

Neste período de crise causado pela Covid-19, todos precisam fazer adaptações e mudanças em suas rotinas, alguns trabalhos por exemplo, estão sendo executados no método home office. Já no que diz respeito às empresas, a saída tem sido apostar em estratégias de marketing digital para se aproximar dos clientes e conquistar o sucesso a médio e longo prazo. 

Segundo o levantamento online realizado com mais de 1,7 mil entrevistados pela NZN Intelligence – plataforma de inteligência e pesquisa, 49% dos brasileiros estão considerando reavaliar seus gastos, sendo que 71% afirmam também que pretendem fazer mais compras online nesses tempos de crise. 

Esses dados mostram que ter uma presença digital é fundamental para o engajamento de um bom negócio com o seu público, principalmente nesses tempos de crise e que as estratégias utilizadas podem ajudar grandes, médios e pequenos empresários. 

Se você ainda não sabe o que é e como ter uma presença digital, CLIQUE AQUI e  veja mais detalhes de como essas estratégias podem te ajudar a manter seu negócio ativo. Agora que já sabe o que é e como utilizar essas estratégias a seu favor, saiba quais são as ações que precisa implementar no seu negócio para construir uma base durante o período de crise.

Tempos de crise

Foto: Rawpixel

5 estratégias para reinventar seu negócio em tempos de crise:

 

1 – Mantenha seu site ativo e atualizado

O site é uma espécie de cartão de visitas com informações detalhadas sobre seu negócio. A plataforma é fundamental para construção de uma presença digital e também para passar confiança e credibilidade ao público. 

Se sua empresa ainda não possui um site, esse é o momento para produzir. Mas, se ele já existe e você ou sua equipe não tem o costume atualizar com frequência com conteúdos, comece já a criá-los em uma versão que possibilite interação com sua audiência.

 

2 –  Redes sociais sempre atualizadas

As redes sociais são ferramentas necessárias para ter uma presença digital. Elas, são opções de divulgação e interação com o público por um custo muito acessível e com resultados mais satisfatórios. Por isso, mantê-las ativas e atualizadas semanalmente pode ser uma ótima saída para quem está utilizando o serviço Delivery. 

O instagram, por exemplo, já desenvolveu diversas ações para ajudar os pequenos e médios empreendedores nessa fase, como é o caso do adesivo “Apoie as Pequenas Empresas”. 

 

3 – Crie conteúdos relevantes

A produção de conteúdo e compartilhamento de informações úteis para o seu público são um dos pilares para ter uma presença digital, principalmente nesse momento em que todos estão enfrentando uma pandemia. 

Visto, em um estudo feito pela plataforma MindMiners, com 500 pessoas, sobre a percepção em relação às ações das marcas durante esse período de crise, mostrou que 50, 7 % delas concordaram que é papel das empresas ajudarem na conscientização da população nessa época de pandemia.

Diante dessas informações, podemos afirmar que é necessário assumir na internet uma postura responsável, humanizada e próxima dos clientes, para fortalecimento dos negócios no pós crise.  

 

4 – Humanize a sua marca nesses tempos de crise

Em momentos complicados como esse, é essencial ter uma comunicação mais empática e humana com seu público. Para isso, demonstra em seus canais de interação o comprometimento da sua empresa com seus colaboradores e as medidas que estão sendo tomadas para garantir a saúde e bem-estar de todos. 

Comente sobre como está sendo feito, por exemplo, o trabalho da equipe que está em home office, isso pode aproximar sua marca cada vez mais da audiência.

 

5 – Faça atendimento online 

Para as empresas, as visitas técnicas, reuniões e negociações feita cara a cara são muito importantes, contudo, neste período de crise, você pode se adaptar oferecendo seus serviços à distância, com atendimento personalizado, consultas e até mesmo entrega, como é o caso do Delivery 

Assim, sua empresa pode utilizar de canais de comunicação como redes sociais e o próprio whatsapp para interagir, manter o contato e até realizar vendas pelas ferramentas. 

Tempos de crise

Foto: Rawpixel

As estratégias da sua empresa na crise e o pós pandemia

Agora que você já tem em mãos as principais estratégias para conseguir se reinventar em tempos de crise e sabe que ter uma presença digital nesse momento é fundamental para manter seus negócios ativos e mais perto do público, sua empresa precisa garantir que essa base seja consolidada no pós pandemia. 

As ações que serão realizadas por toda sua equipe de vendas, marketing e até mesmo de produção devem ser estrategicamente elaboradas para uma comunicação contínua com sua audiência em suas redes sociais ou até mesmo no site institucional. É fundamental também lembrar que humanizar sua marca com conteúdos relevantes, atualizados e de responsabilidade social pode abrir diversas portas no futuro para sua empresa. 

Se quiser saber como melhorar sua presença digital ou criá-la para se aproximar do seu público, faça já um Raio-X Digital e veja como podemos te ajudar nessa jornada. 

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