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Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre Marketing Digital, tem curiosidade sobre o assunto mas nunca se aprofundou para saber o que é e como funciona, não é mesmo?

Bom, se você tem dúvidas e interesse sobre o Marketing Digital e como ele está revolucionando a vida de pequenas, micro e grandes empresas, veio ao lugar certo!

 Ao longo do texto, a RED vai te proporcionar uma série de informações e dados que mostram o quanto essa estratégia pode melhorar os negócios.

 

Afinal, o que é Marketing Digital?

 No início, os sistemas eram ultrapassados e as páginas de web muito simples. Não existiam canais de interação entre as empresas e seus clientes, o que tornava a comunicação unilateral. 

Com a evolução por volta dos anos 2000, o Marketing Digital passou a ser construído e o crescimento de número de usuários na internet fez com que as empresas investissem cada vez mais no setor.

Diante disto, podemos dizer que o Marketing Digital nada mais é do que ações desenvolvidas por usuários comuns e empresas na internet para divulgar uma marca, uma informação ou produto.

Isto por sua vez, envolve o uso de diversos canais online como mídia paga, e-mail, SEO e páginas de interação social.

Uma das pessoas mais influentes no meio, o co-fundador na NP Digital, Neil Patel, construiu sua carreira mundial transformando seus negócios com o Marketing Digital.

 “Aprender como usar Marketing Digital pode transformar os negócios para sempre. Digo isso porque ajudei centenas de empresas ao redor do mundo e pelo menos uma dezena de negócios no Brasil”, conta ele.

Vantagens do Marketing Digital para os negócios

Você deve estar se perguntando:por que o Marketing Digital deve ser uma prioridade para as empresas? Primeiramente, sanar todas as dúvidas, precisamos fazer uma pequena análise no Digital.

Repare o quanto ele mudou a maneira de fazer Marketing para melhor, tanto para as empresas quanto para os consumidores. Neste sentido, podemos afirmar que existem diversas vantagens que podem representar economia para ambos, além de estreitar as relações entre o público e as marcas.

 Veja:

 1 – Interatividade

Um dos principais motivos pelos quais o Marketing Digital é cada vez mais utilizado, é a interatividade com o público. As empresas que normalmente adotam essa estratégia, não focam no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

 2 – Análise e mensuração

Imagine como era o mundo nos anos 1960, quando o modelo de negócios das agências de marketing e publicidade estava dando os primeiros passos. Neste período, os profissionais não tinham muitos meios ou métodos para medir a efetividade das campanhas e anúncios veiculados pela região.

Era bastante complicado, para dizer a verdade!

Nos dias de hoje, no mundo do marketing online, o alcance dessa análise de dados tornou-se fundamental para a melhoria contínua da estratégia digital de uma empresa ou marca.

Hoje tudo tem o seu retorno comprovado em dados!

Isso mesmo! Métricas como o “Retorno sobre Investimento” (ROI) e “Custo de Aquisição de Clientes” (CAC) podem e devem ser analisadas em tempo real. Desta maneira, as empresas conseguem identificar as falhas rapidamente, colocando as melhorias necessárias em prática.

 3 – Direcionamento

Um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é que as empresas conseguem hoje em dia fazer ações específicas para atrair e conquistar as pessoas certas. Ou seja, aquele perfil ideal para consumir os produtos ou marca.

Isso tem um grande benefício financeiro! Sabe por que? Você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços através da segmentado que o Marketing Digital oferece. Sua empresa passa a conhecer melhor o público alvo, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.

Como criar estratégias de Marketing Digital

Para criar uma estratégia de Marketing Digital você precisa começar a estabelecer objetivos dentro da sua empresa, certo? Primeiro passo para esse planejamento é tentar prever os possíveis cenários e documentar um roadmap de ações que sua equipe deve realizar, além de ter em mãos todas as fontes de informações possíveis para utilizá-las neste processo.

Por exemplo: se você deseja gerar mais vendas, o objetivo do Marketing Digital do seu negócio pode ser um aumento percentual da quantidade de leads qualificados.

Mas, o que seria LEADS QUALIFICADOS?

Leads são pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa. Eles podem ser identificados por meio de formulários online com seus dados de contato, acesso de conteúdos ou pelo contato direto em busca de informações sobre a oferta.

De modo geral, um lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado. E, a partir disso, podemos incluí-lo no funil de vendas.

Considerando então a sua persona ou perfil de cliente, os seus recursos disponíveis e o cenário em que seu negócio se encontra, é possível estabelecer um plano para fazer esse objetivo acontecer.

Mas, como podemos unir tantos elementos de uma vez? Bom, no início pode parecer um pouco complexo, mas existem alguns passos que ajudam na estruturação de uma estratégia.

  •  Definição dos objetivos

Ao definir um plano, é importante cobrir diferentes tipos de objetivos. Isso porque, muitas vezes eles dependem de várias pequenas metas do Marketing Digital. É o que chamamos de objetivos principais e secundários.

O prazo também é uma parte muito importante nesse processo. Portanto, um bom planejamento deve ter objetivos de curto, médio e longo prazo. Sendo esse o primeiro passo, podemos afirmar que sua relevância para iniciar o processo de Marketing Digital da sua marca, produto ou serviço pode comprometer a estratégia como um todo. 

Por isso, o trabalho para um planejamento de Marketing deve ser minuciosamente calculado nos detalhes iniciais.

  • Criação de indicadores chave de Performance (KPIs)

Objetivos sempre vêm acompanhados de indicadores. No entanto, em uma mar de informações, é preciso olhar para os indicadores corretos. O propósito desses indicadores é mostrar a você se está percorrendo o caminho correto até alcançar os objetivos.

 E o que significa KPIs?

KPIs ou Key Performance Indicators representam exatamente esse conceito. São números absolutos ou percentuais que podem ser medidos, analisados e têm importância direta para o seu negócio.

Eles podem ser indicadores de qualquer natureza, desde que sejam mensuráveis e relevantes. As métricas de Marketing Digital, por exemplo, são indicadores chave para analisar os dados de suas ações.

  •  Detalhamento da Persona

Investir tempo e recursos elaborando uma persona é de uma importância muito grande para o planejamento de uma estratégia de Marketing Digital. Para isto, você deve buscar usuários na sua base de leads qualificados, pessoas em mídias sociais e em pesquisas na internet.

Se já tem uma persona documentada, é possível expandi-la ainda mais!

Além de perguntas como “quais são seus problemas?” ou “Como podemos te ajudar?” é fundamental explorar tópicos extras que podem ser bastante produtivos.

Esse aprofundamento da sua persona pode resultar na identificação de mais e melhores oportunidades para aumentar as vendas da sua empresa.

Os canais de Marketing Digital

Apesar da definição de canais ser bastante ampla, no Marketing Digital existem alguns padrões devido ao fato de que todas as ações são divulgadas por algum meio.

Por isso, o Google criou algumas definições para serem utilizadas no Google Analytics, por exemplo, que acabam sendo usadas por muitas empresas.

Nesta divisão, podemos apresentar os seguintes canais:

  • Social
  • E-mail
  • Busca Orgânica
  • Referência
  • Tráfego direto
  • Mídia Paga
  • Anúncios patrocinados
  • Busca paga

Diante de tantos canais para chegar ao público alvo, podemos dizer que é praticamente impossível pensar em qualquer atividade na internet que não tenha impacto nos consumidores.

A Internet já faz parte do mundo!

Hoje em dia, é cada vez mais comum usarmos a internet para buscar informações sobre produtos e serviços e até mesmo realizar pesquisas de preço para efetuar a compra.

Com o Marketing Digital as empresas entenderam que precisam estar conectados com a sua audiência, conversando com ela no lugar e no tempo certo. Portanto, se pretende evoluir seu negócio para o Digital, precisa estar presente onde o público passa a maior parte do tempo: na internet.

E, empreender online se transformou na principal maneira de fazer marketing e alcançar leads qualificados nos dias de hoje. É, a estratégia mais eficiente para as empresas. 

E aí, gostou do nosso conteúdo?

Se deseja saber mais sobre Marketing Digital, fale com nossos consultores e aprenda como montar uma estratégia de vendas para o seu negócio.