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Coronavírus: A pandemia que gerou um grande impacto econômico

Written by Juliete Costa

5 de abril de 2020

Diante do cenário mundial desestabilizado pelo Coronavírus, empresas estão se reinventando para manter as suas marcas ativas.

Grandes e pequenos empreendedores estão passando por um momento muito incerto no cenário mundial. No Brasil, em tempos de Covid-19, as empresas estão correndo com estratégias, principalmente de Marketing Digital, para se reinventar. O coronavírus foi descoberto no final de 2019 na China e no início deste ano se espalhou por diversos países, incluindo o Brasil. Em 11 de março, a doença foi declarada uma pandemia pela OMS e desde então governos e empresas lutam para que o impacto global não seja tão devastador. 

 

E como esse novo vírus afeta tanto os negócios brasileiros?

Grandes marcas estão com suas lojas físicas fechadas devido a quarentena que foi decretada em todos os estados brasileiros, pelos governantes. Diante disto, muitos tiveram que recorrer ao e-commerce para que suas vendas não despencassem bruscamente e o faturamento dos próximos meses não fosse tão afetado. 

Contudo, alguns aspectos importantes para comercializar um produto ou serviço deve ser questionado: todos sabem usar as ferramentas digitais corretamente? Bem, esse é ponto principal da nossa conversa.

Muitas empresas possuem um faturamento absurdo com lojas físicas que sustentam diversas áreas que se agregam a marca. Porém, quando são literalmente obrigadas a paralisar esse serviço, a única alternativa é migrar todos os produtos e serviços para o e-commerce e são utilizadas estratégias de Marketing Digital para que os clientes não deixem de segui-la. 

Contudo, como citamos acima, diversas empresas mundiais estão enfrentando essa responsabilidade e contribuindo com medidas preventivas de controle e informação.

Estratégias de Marketing Digital na crise
Saúde das pessoas em primeiro lugar

Diante do cenário grave em que vivemos, o mínimo que se espera das empresas e empreendedores mundiais é que as prioridades habituais sejam colocadas em segundo plano, neste momento, pois o mais importante é priorizar a saúde da população e a segurança da sociedade, principalmente dos mais necessitados. 

Segundo pesquisa publicada pela Bloomberg, o coronavírus pode custar à economia global cerca de US $ 2,7 trilhões, e isto por sua vez, gera forte receio em vários países, principalmente entre os que já se encontram em situação econômica fraca. 

 

Ações das marcas em tempos de coronavírus 

Para que não haja uma queda muito brusca no setor econômico, grandes empresas estão investindo em ações de cunho social para conscientizar a população sobre a gravidade do problema que o mundo está enfrentando e também para que suas marcas continuem ativas na mídia. Como o objetivo principal dessas ações é alertar o público sobre a importância do isolamento social neste momento de crise, elas estão realizando por meio das principais mídias a campanha #Fiqueemcasa. 

Campanha Havaianas em tempos de Coronavírus
Foto: Reprodução/Instagram

 

Exemplo de marcas que estão engajadas na campanha contra a disseminação do coronavírus: 

  • 99 pop
  • OLX
  • ITAÚ 
  • Havaianas
  • Rappi Brasil
  • Johnnie Walker 

E, com base nessas campanhas outras empresas de médio e pequeno porte também estão aderindo as ações de conscientização e buscando estratégias de marketing digital para interagir com seu público sobre a covid-19. 

Um exemplo que podemos citar para que você tenha uma noção do quanto é importante fazer o planejamento estratégico da sua marca em tempos de crise, foi a iniciativa da MC Donalds.

A marca mundialmente conhecida adaptou a logo para coincidir com a mensagem que todos os governantes estão passando aos cidadãos sobre o isolamento social ou o distanciamento, que segundo os especialistas, ajuda a propagar o vírus e diminuir a quantidade de contágio. 

Muitas empresas perceberam a grande repercussão dessa ação da MC Donald’s e fizeram o mesmo com suas marcas, como foi o caso do jornal diário ‘Bahia Meio Dia’.

Foto: Reprodução/Internet

 E, diante desse contexto podemos afirmar que tempos de crise é uma grande oportunidade para empresas se reinventarem estrategicamente. 

Mas afinal, o que fazer para os negócios sobreviverem em tempos de coronavírus?

 

Como foi citado acima, grandes marcas estão aproveitando o momento para mudar suas estratégias de vendas e fidelização com os clientes. Mas, não podemos esquecer que, seja o negócio pequeno ou grande, a oportunidade deve ser o caminho para o crescimento e expansão no mercado digital. 

Veja abaixo o que você pode fazer na sua empresa para sobreviver em tempos de coronavírus:

 

  • Responsabilidade social das empresas

Cientes de que as empresas influenciam diretamente na rotina, no estilo de vida e na circulação da população nas grandes cidades, as decisões nos negócios podem ter um impacto direto na expansão e nas consequências de uma crise de saúde global, principalmente quando estamos diante de uma doença de fácil propagação. Portanto, se uma organização não é capaz de oferecer um ambiente seguro aos seus colaboradores, deve dispensá-los.  

  • Entendimento da gravidade da pandemia e suas consequências

É muito importante que os coordenadores, líderes e chefes compreendam que as medidas de controle adotadas pelos governantes não afetarão os indivíduos de maneira isolada. Todas as pessoas ao seu redor podem ser atingidas direta ou indiretamente. Dessa forma, as empresas devem no mínimo dar condições favoráveis aos seus colaboradores para que se protejam e também tenham como cuidar de seus familiares doentes ou em quarentena.

  • Atitude: faça o que estiver ao alcance dos seus negócios 

A higienização do ambiente de trabalho, adoção do formato home office para alguns setores ou se possível da equipe inteira, criação de canais de informação e disponibilização gratuita de serviços de comunicação com os clientes, são algumas das medidas que podem ser tomadas diante da expansão do Coronavírus pelo mundo. 

  • Opte pelo sistema Home Office 

O trabalho remoto é uma opção lógica para manter a produtividade dos negócios e governos em tempos de crise de saúde global. Após as orientações de isolamento social divulgadas pela OMS, essa modalidade de trabalho passou a ser amplamente discutida por muitas organizações, principalmente nas áreas de TI, Marketing Digital e até mesmo no setor público. 

  • Use a tecnologia para manter a sua marca ativa 

Uma das medidas que a sua empresa pode tomar imediatamente é o cancelamento de entrevistas, reuniões e eventos presenciais, independentemente do seu caráter ou urgência. As mesmas podem ser realizadas por meio de videoconferências, sendo reproduzidas em diversas plataformas de comunicação eficazes. Isto pode otimizar várias demandas da organização. 

  • Esteja aberto e flexível para negociações 

O cenário de medo e incertezas provocadas pelo Coronavírus deixou de ser um evento internacional distante e passou a mudar radicalmente a vida de milhões de brasileiros, principalmente os empreendedores. Isto significa que, de certa maneira, ninguém estava preparado para uma situação tão grande assim, por isso, é fundamental ser compreensivo em caso de cancelamentos, atrasos e quebra de contratos que podem ocorrer durante esse período de crise. 

  • Apoie colaboradores e parceiros prejudicados

A pandemia também tem levantado questões muito importantes para a sociedade, por isso, é de extrema necessidade que as empresas estejam de braços abertos para ajudar parceiros e clientes prejudicados nesse momento de crise na saúde. Fornecer informações necessárias de conscientização do isolamento social, falar da higienização correta e auxiliar os colaboradores nessa situação é essencial. 

 

A sua empresa vai sobreviver ao coronavírus

Adote as medidas necessárias, estude as estratégias de marketing digital que as grandes marcas estão tendo e reinvente-se! É preciso ter muita cautela em tempos de crise, pois se a sua marca não souber se posicionar no mercado durante esse período, pode ser apagada pelas demais. Portanto, fazer algumas mudanças é necessário para fidelizar seus clientes e expandir seus negócios no mercado digital. 

Realizar ações e campanhas em prol do isolamento social, distanciamento e prevenção do Coronavírus, pode ser a “deixa” que a sua empresa precisa para ter um crescimento mais humanizado. 

E, cientes de que os negócios influenciam direta ou indiretamente na vida da maioria das pessoas, as decisões devem ser planejadas com bastante cuidado, pois cada passo pode impactar direto na expansão e nas consequências da crise. Tomar medidas internas e externas é o caminho mais viável para manter os clientes ativos e gerar valor aos seus negócios. 

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