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Data Driven e o futuro do marketing digital

Written by REDdigital

18 de julho de 2020

O Data Driven é uma estratégia para obter dados e informações relevantes para que uma empresa tenha conhecimento profundo sobre o seu público e assim construa ações mais segmentadas.

A qualidade e a quantidade de dados de Marketing Digital foram crescendo seguidos por um aumento explosivo das tecnologias de produção criativa e automação.

 Em meio ao cenário de inúmeras incertezas no mercado, as marcas estão buscando maneiras de se reinventar e atender as necessidades reais do público em cada segmento.

Para solucionar esses e outros gargalos das empresas, os profissionais de marketing utilizam diversas estratégias para alcançar o consumidor final.

Dentre tantas que existem na área, o Data Driven Marketing que em português significa “Marketing orientado a dados”, tem sido uma alternativa bastante utilizada para decisões importantes dentro das organizações.

Mas, afinal o que é Data Driven?

Em primeiro lugar, o Data Driven Marketing é uma estratégia para obter informações e tendências por meio de análise de dados gerados pela própria empresa ou pelo mercado.

O objetivo principal deste levantamento é otimizar os processos para atender as mudanças e às demandas únicas do público e dos consumidores para qual a empresa é segmentada.

A partir disso, toda equipe de marketing e planejamento poderão alavancar todas as informações para obter uma visão mais profunda do que os clientes desejam, por meio do uso de métodos científicos, processos e algoritmos que vão extrair os dados estruturados e não estruturados.

Ou seja,

é uma maneira de conhecer melhor o consumidor de uma marca para conseguir entregar as suas reais necessidades.

 

Marcas e a produção com base em dados

O data driven pode ser utilizado pelas empresas para organizar seus processos e métricas com base em dados reais, fugindo assim de decisões embasadas em intuição, instituto ou exemplos passados.

Visto isso, grandes marcas mundiais também trabalham com suas equipes neste método para estruturar melhor suas ações de marketing até chegar ao consumidor final. Veja abaixo as mais conhecidas:

Marvel

A história de Vingadores: Guerra Infinita, por exemplo, reúne todos os heróis dos filmes já existentes da Marvel.

Em uma clara execução de storytelling que vem sendo contada por todas as tramas anteriores, o filme foi totalmente baseado e produzido por meio de Fã Services, em outras palavras, na análise de dados dos fãs.

Isto, por sua vez, mostrou diversas expectativas do público que provavelmente foram utilizadas para roteirizar os filmes da saga.

Amazon

A Amazon oferece ao seu público uma experiência significativa por meio de algoritmos de recomendação, que são por sua vez, construídos a partir da análise comportamental dos clientes, visando oferecer os produtos que mais se encaixam em cada perfil.

Ao analisar esses dados, a empresa construiu uma patente em cima de um modelo preditivo que consegue antecipar as necessidades de mercadorias pelos seus depósitos. Desta maneira, consegue se preparar para atender seus clientes de forma mais rápida e ainda diminuir os custos logísticos.

Netflix

A série Stranger Thing, original da Netflix, foi escrita totalmente baseada em dados. Afinal, se você assistiu filmes dos anos 90, por exemplo, deve ter percebido diversas referências na narrativa da trama. Basicamente, os roteiros, personagens, trailers e até mesmo as imagens de cada série da empresa, são feitos baseado em análises de dados e algoritmos de recomendação.

Data driven ferramentas

Ferramentas mais comuns no Data Driven Marketing

O Data Driven vai além de ferramentas, mas a tecnologia é fundamental para viabilizar este conceito. Portanto, os recursos que todas as soluções desse método de marketing devem ter para cumprir os seus objetivos e entregar os dados, são:

  • Big Data: volume, variedade e precisão
  • Velocidade de processamento
  • Matemática e estatísticas
  • Indicadores inteligentes
  • Usabilidade e design para exibir os resultados

A partir disto, as ferramentas mais tradicionais vão obter os dados com maior entendimento para a equipe. Abaixo aquelas que os profissionais mais utilizam no marketing digital das empresas:

  • Google Analytics
  • Google Console
  •  Facebook e Google Ads
  •  Ferramentas de automação, e-mail e rastreamento de leads
  •  CRM
  •  Plataformas de e-commerce

Marketing de conteúdo como abordagem de crescimento

O Marketing de conteúdo é uma abordagem que se baseia no Data Driven. Ele funciona como uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdos relevantes, como textos, ebooks, posts em redes sociais e vídeos.

Nos últimos anos, esse método deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento necessário na maioria das empresas.

Até porque, quem quer continuar relevante para os seus clientes, principalmente nos momentos de crise e instabilidade econômica, precisa ter visibilidade online.

Para se aprofundar na relação do Data Driven com o Marketing de Conteúdo, antes você precisa entender um pouco da metodologia Inbound e como ela pode influenciar diretamente em seus negócios.

 Clique aqui e veja o conteúdo completo sobre Inbound Marketing.

Data driven benefícios

Benefícios

O data driven marketing oferece diversos benefícios, incluindo não apenas a eficácia mas também a facilidade de implementação, graças a disponibilidade de ferramentas, como a que já citamos acima, que fazem parte do processo de análise.

Confira alguns dos benefícios:

Segmentação do público

Com os dados corretos, as marcas podem saber exatamente para quem está oferecendo os seus serviços/produtos. A partir dessa coleta de informações os esforços do time podem ser mais direcionados em cada canal de comunicação com o consumidor.

Conteúdos relevantes

Em um mercado concorrido, é necessário personalizar os conteúdos e a comunicação de acordo com a sua persona e com as suas reais necessidades. Portanto, por ser baseado em dados, o método contribui na separação do que é relevante ou não para o seu público.

Testes A/B

Segundo a equipe da Rock Content, Testes A/B possibilitam comparações entre variáveis de marketing, com o objetivo de definir qual a variável gera as melhores respostas. Por exemplo, você pode testar dois formatos de landing page para determinar qual gera a maior taxa de conversão.

Com isto, sua equipe vai conseguir eliminar a necessidade de fazer suposições e permitir ainda que você tome decisões baseadas em números, o que basicamente diminui a chance de falhas no futuro.

 

Como aplicar o Data Driven em sua empresa?

Escolher pelo caminho mais prático e fácil pode ser a decisão de diversas empresas, mas nem sempre essa é a direção para o sucesso.

Então, se você quer ver os seus negócios engajados, com visibilidade online, público alvo diferenciado e principalmente com resultados, é necessário arregaçar as mangas e entender a importância do Data Driven Marketing.

Para uma boa avaliação e coleta de dados, todas as métricas devem ser avaliadas. Se for o caso, acompanhe de perto a sua equipe, veja todas as informações e os impactos que o seu produto/serviço tem no mercado e com isto, crie juntamente com seu time uma estratégia mais direcionada.

Se quiser saber mais sobre como aplicar o Data Driven em sua empresa para melhorar os resultados.

Faça agora o RAIO – X digital com o nosso time e veja como podemos te ajudar nesta etapa!

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