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Inbound Marketing para dermatologista – o guia completo

Written by Murilo Gitel

13 de agosto de 2020

O setor de dermatologia registra crescimento em boa parte do Brasil. Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, é de extrema importância investir em marketing de conteúdo para se destacar em relação a concorrência, uma vez que os seus serviços precisam sem encontrados em um site, no Google e nas mídias sociais, não é mesmo? É aí que entra o Inbound Marketing.

Mas antes de nos aprofundarmos na importância do Inbound Marketing, precisamos observar a necessidade de os profissionais da saúde atentarem para as questões éticas relacionadas à divulgação de seus serviços.

Segundo o Manual de Publicidade Médica, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina, é proibido consultar, prescrever ou diagnosticar por meio de qualquer meio de comunicação de massa ou ainda divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo que não seja verídico/científico.

Inbound Marketing – objetivos

Respeitadas essas determinações, vamos falar de Inbound Marketing (Marketing de Atração), um conjunto de estratégias que buscam, por meio de conteúdo relevante, atrair, converter e fidelizar os clientes, explorando mecanismos de busca, redes sociais e blogs para ser encontrada.

Assim, o Inbound Marketing se contrapõe ao conceito tradicional da publicidade, o que possibilita a conexão da empresa com o seu público-alvo ao utilizar como bases o Marketing de Conteúdo, as Estratégias em Redes Sociais e o SEO (Otimização Para Mecanismo de Busca).

Hoje, milhares de empresas em todo o mundo utilizam o Inbound Marketing, e neste artigo da Digital RED você vai compreender os motivos.

Inbound Marketing para Dermatologista – importância

Inbound Marketing na dermatologia

Uma pergunta: como o Inbound Marketing pode ser útil para uma clínica de dermatologia? Primeiramente é importante que você demonstre a sua autoridade no assunto, o que costuma ser feito por meio de site/blog e das mídias sociais.

Ao apresentar conteúdo de relevância e responder dúvidas frequentes das pessoas, você é capaz de se posicionar como uma referência no assunto, aumentando as chances de conquistar pacientes.

Sabe aquele assunto da sua área que está em alta no momento (Covid-19, por exemplo)? Aproveite e escreva ou fale sobre, oferecendo dados científicos e informações relevantes para que seu público se interesse cada vez mais. Também é importante fidelizar essa audiência por meio de newsletters, sempre agregando conteúdo interessante e útil às pessoas.

Observe que há centenas de doenças dermatológicas as quais afetam a saúde de idosos, adultos e crianças. Que tal então abordar temas sobre pele, pelos, cabelo e unhas, uma vez que são frequentemente pesquisadas?

Como funciona o Inbound Marketing

Se antes do advento das novas tecnologias o consumidor não tinha controle sobre o que consumia – lembre-se dos comerciais de TV, além dos anúncios de jornais e revistas -, na internet ele pode escolher tudo: formas de consumir, conteúdo e canais, por exemplo.

Por essa razão, conquistá-lo com o que ele mesmo deseja absorver é fundamental, do contrário, aumentam as chances de perdê-lo para a concorrência. É aí que entra o Inbound Marketing.

Para efeito de comparação, o Inbound Marketing atua como um imã capaz de atrair os clientes por meio do conteúdo publicado.

Nesse sentido, é necessário trabalhar com planejamentos estratégicos bem pensados e com ações de alta performance. Mas não se assuste. Pequenas e médias empresas também podem adotar o Inbound Marketing, e não somente as grandes.

Origem do Inbound Marketing

Você sabe quando nasceu o Inbound Marketing? Não faz muito tempo. Foi há cerca de 20 anos que boa parte das marcas percebeu que não deveria interromper seus consumidores, mas sim ajudá-lo na solução de suas necessidades, agregar valor e, ao mesmo tempo, nutrir relacionamentos.

O conceito de Inbound Marketing passou a se desenvolver a partir de 1999, quando Seth Godin lançou a obra Permission Marketing, a qual abrange os princípios mais relevantes do Inbound Marketing e representa, até os dias de hoje, uma leitura importante para quem busca compreender melhor essa área.

A utilização dos termos Inbound Marketing, por sua vez, passou a ser difundida pelo cofundador da empresa Hubspot, Brian Halligan.

Inbound Marketing: características

Entre as principais características do Inbound Marketing estão a comunicação aberta, na qual marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, o que possibilita que a interação seja constante e aberta; a continuidade, quando a mensagem da marca é transmitida continuamente, nos momentos mais convenientes para elas, ao invés de interrompê-las; e o maior engajamento, que se dá a partir de um relacionamento de confiança (conquista) alimentado por uma geração de valor constante e sem interrupções.

Principais etapas do Inbound Marketing

Além de um bom planejamento e da execução assertiva, o Inbound Marketing demanda a compreensão de suas quatro etapas básicas de operação. Elas são bem simples e ajudam a resumir os próprios objetivos desse conceito de marketing cada vez mais utilizado:

  • Conquistar: um site sem visitas não gera clientes, certo? Sem os clientes não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia. Por esse motivo a primeira etapa do Inbound Marketing é “atrair”, que preferimos chamar de “conquistar”. Funciona assim: ao invés de gastar energia em procurar pessoas que poderiam se interessar sobre seu negócio/mercado, gasta-se energia na construção de algo digno de legítima atenção e, assim, atrai-se muitas pessoas que por espontânea vontade se interessaram no assunto. Dessa forma você tem um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir o produto;
  • Converter: o objetivo de conseguir muitos visitantes é converter o máximo deles em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda. Afinal de contas, visitas não pagam boletos…
  • Vender: depois de nutrir os leads gerados ao utilizar conteúdo relevante, é necessário avaliar quem está no estágio certo do funil e fechar a venda;
  • Fidelizar: a relação com o cliente não termina depois da compra. Pelo contrário, agora é que começa uma nova jornada, cujo objetivo é encantá-lo a fim de que se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio, fazendo uso de recomendações.

Inbound Marketing para Dermatologista – Mídias Sociais são relevantes para a sua clínica

Inbound Marketing: principais vantagens

Entre os principais benefícios do Inbound Marketing estão alcançar o público certo para o seu negócio, estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes, aumentar o poder de persuasão, encurtar o ciclo de vendas, diminuir os custos, subir o ticket médio e mensurar os resultados em tempo real.

De acordo com a Content Trends 2017, as empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele. Além disso, as que produzem uma quantidade maior de conteúdo (mais de 13 peças por mês) chegam a ter 4,2 vezes mais visitas.

Muito além da qualidade, o Inbound Marketing também tem a qualidade do público como principal atrativo, uma vez que é possível segmentá-lo. Segundo o mesmo levantamento, as empresas que usam marketing de conteúdo conseguem gerar 3,2 vezes mais leads do que aquelas que carecem de uma estratégia similar.

Principais canais do Inbound Marketing

Você deve estar se perguntando quais são as ferramentas utilizadas no Inbound Marketing a fim de fazer com que as pessoas fiquem mais propensas a se tornarem leads e, em seguida, potenciais clientes de sua marca.

Estes são os principais canais:

  • marketing de conteúdo: o conteúdo é uma das principais ferramentas do inbound marketing, atuando em todas as etapas do funil de vendas. O marketing de conteúdo é capaz de atrair, converter e encantar clientes e potenciais clientes. Sua estratégia envolve fatores como a criação de personas e pesquisa de palavras-chave;
  • blog: é o principal canal de produção de conteúdo que uma empresa pode usar no Inbound Marketing. Todos os materiais criados passam, de uma forma ou outra, pelo blog. Lembre-se sempre que o blog é seu, ao contrário das redes sociais, logo é o seu maior patrimônio para essa finalidade;
  • site: se o blog “vende” o conteúdo, o site é que vende seu produto real. Conforme ouvem a sua mensagem, os visitantes e leads, naturalmente, se sentirão atraídos a ver o que a sua empresa oferece;
  • mídias sociais: as mídias sociais, que incluem tanto as redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest etc.) quanto aplicativos de mensagem (Whatsaap, Telegram), são fundamentais para disseminar seu conteúdo e fortalecer a imagem da sua marca com o público;
  • SEO: onde as pessoas de todo o mundo costumam ir quando querem pesquisar produtos, serviços e tirar dúvidas? No Google. O SEO possibilita que seu site seja encontrado mais facilmente, de preferência na primeira página, e consiga muito mais tráfego qualificado.

Listamos quatro técnicas de SEO para Dermatologistas e Clínicas:

  1. Site adaptado para todos dispositivos (smartphone, tablet, etc);
  2. Imagens otimizadas (reduzir seu peso), tornando o site mais leve e rápido;
  3. Estruture o site de forma precisa com tags de HTML (h1, h2, h3) com a inclusão de texto prioritário da sua especialidade e ênfase do local da clínica;
  4. Produzir conteúdo no blog de interesse das pessoas, sobre problemas, tratamentos, procedimentos e soluções que as pessoas buscam no Google, respeitando sempre seu código de ética;

Saiba mais sobre SEO aqui: https://www.digitalred.com.br/blog/seo/

Inbound Marketing para Dermatologista – Sites de busca e ferramentas

Ferramentas do Google para a sua clínica ou consultório

Você já ouviu falar no Google Meu Negócio? Trata-se de um dos mais importantes produtos do Google, pois, na maioria das vezes, é por meio dele que novos pacientes entram em contato com o objetivo de agendar uma consulta.

É no Google Meu Negócio que as pessoas se informam, por exemplo, a respeito do horário de funcionamento da clínica e se funciona aos finais de semana e feriados. Nesse sentido, é crucial sempre manter esses dados atualizados.

O Google Maps também é fundamental, porque a localização é um fator decisivo para seu paciente. Quando as pessoas pesquisam sobre um determinado serviço ou profissional, o Google sempre vai entregar a melhor opção para o usuário, sobretudo o que está mais próximo dele.

Caso a sua clínica esteja na região que o paciente procura, você tem uma grande probabilidade de ser encontrado (isso se você tiver uma conta no Google Meu Negócio). Outro benefício é a opção de o paciente chegar a sua clínica através do GPS do Google Maps.

Métricas de Inbound Marketing que você precisa conhecer:

Analisar métricas demais ou acompanhar os indicadores errados estão entre os principais perigos no que diz respeito à mensuração dos resultados no Inbound Marketing. Algumas das principais métricas que devem ser acompanhadas são o Retorno Sobre Investimento (ROI), a Taxa de Conversão, Conversão do Funil, Proporção entre CLV e CAC, e o Net Promoter Score (NPC).

Listamos uma breve descrição de cada uma delas:

  • Retorno Sobre Investimento (ROI) – o marketing está gerando prejuízo ou lucro? É por responder a esta pergunta que o ROI é considerado a métrica mais importante. Basta somar todos os investimentos de marketing feitos e comparar com os resultados obtidos (aumento de vendas, quantidade de leads gerados), redução do ciclo de vendas, novas compras por clientes ativos etc.);
  • Taxa de Conversão – esse indicador mostra quantas pessoas estão sendo conquistadas, seja de visitantes para leads quanto de leads para visitantes. Dessa forma, é possível aferir se a sua marca consegue convencer as pessoas do valor de suas ofertas;
  • Conversão do Funil – detalhar a análise acaba facilitando o diagnóstico de possíveis problemas. Além de acompanhar a taxa de conversão total (como mencionamos acima), também é válido averiguar as taxas de conversão de cada etapa do funil (topo, meio e fundo) a fim de entender se há um problema em algum estágio, de forma isolada;
  • Proporção entre CAC e CLV – para a saúde financeira da empresa é fundamental que o CAC (Customer Acquisition Cost), o Custo de Aquisição por Cliente, seja menor que o CLV (Customer Lifetime Value), o Valor Vitalício do Cliente. Enquanto a primeira métrica diz, em média, quanto tempo cada cliente permanece com a sua empresa, a segunda refere-se ao quanto que a empresa gasta para conquistar cada cliente.
  • Net Promoter Score (NPC) – perguntar de forma simples e objetiva aos seus clientes acerca de que nota eles dão para o seu serviço/produto, e se recomendariam a um conhecido ou amigo é muito importante para conhecer o nível de satisfação com a sua marca.

Inbound Marketing é um processo contínuo

O Inbound Marketing já provou ser uma metodologia que funciona e entrega resultados mensuráveis para quem o aplica. Com o avançar das ferramentas e algoritmos, seremos capazes de extrair cada vez mais informações sobre nossos leads. Isso poderá nos fornecer um processo de venda cada vez mais conveniente e otimizado para o cliente.

É importante observar que os resultados provenientes do Inbound Marketing vêm em médio e longo prazo, e que os investimentos em equipe e posts patrocinados são muito importantes para potencializar as ações estratégicas. Não é algo que será implementado do dia para a noite e trará resultados. Contudo, com um planejamento bem elaborado e executado, as chances de sucesso são consideráveis.

Você tem uma clínica ou consultório de dermatologia e precisa aumentar sua presença de marketing digital? A RED conta com uma equipe qualificada que ama conhecer as histórias das empresas e ajudá-las a entender melhor sobre essa revolução na forma de vender. Quer conversar mais sobre Inbound Marketing em Salvador? Fale agora mesmo (sem compromisso) com um de nossos consultores: https://www.digitalred.com.br/contato/

 

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