Inbound Marketing – O que é o Marketing de Atração

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Ganhar o interesse das pessoas e atrai-las até você. É nisso que se consiste o Inbound Marketing!

 

E não estamos falando de qualquer pessoa, mas sim do seu público-alvo. Aquele que tem o perfil adequado para consumir o seu produto ou serviço e gerar resultados com o Inbound Marketing.

É diferente do Marketing tradicional, chamado de Outbound Marketing que costuma interromper as pessoas com a sua mensagem e atirar ações para todos os lados.

Essa é uma nova forma de Marketing que engloba diversos benefícios, como:

  • Atração do Cliente Ideal
  • Redução de Custos
  • Qualificação de Clientes
  • Acompanhamento da Jornada do Cliente
  • Mensuração dos Resultados

Parece muito bom? E isso é só o começo!

Continue lendo esse artigo sobre o que é o Inbound Marketing . Nós vamos te contar com mais detalhes o que é o Inbound Marketing e como usá-lo da melhor forma para o seu negócio.

 

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing que se baseia na ideia de atrair o seu futuro cliente. Isso acontece através de um conteúdo de qualidade utilizando canais das mídias online.

Olha essa definição da maior empresa de Inbound Marketing, do Brasil, a Resultados Digitais:

Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.

Observe comigo!

É evidente que o comportamento do público hoje perante ás marcas mudou. Com o acesso à internet e tudo o que ela proporciona, temos todas as informações que desejamos ao alcance das nossas mãos.

E a internet influencia diretamente na Jornada de Compra de um Consumidor.

Hoje quando uma pessoa quer comprar algo, ela primeiro faz uma pesquisa nos buscadores online por informações sobre um determinado produto ou serviço. Após isso interage com a marca antes mesmo de fazer uma visita ao local físico.

Outras vezes, o público ainda nem começou essa busca. Mas, com base no seu comportamento online, surgem anúncios e conteúdos relacionados ao que ele costuma se interessar.

Dessa forma um desejo pode ser despertado e o seu futuro cliente começa a considerar uma solução para um problema que ele nem sabia que possuía.

Porém, tudo isso não acontece de maneira invasiva. Chamado de Marketing de Atração, o Inbound Marketing trabalha com iscas para atrair esse consumidor. A partir do momento que ele morde a isca, começamos a nos relacionar com o mesmo até o momento da compra.

Continue acompanhando que cada vez mais o conceito ficará claro para você e você terá insights e ideias incríveis sobre como pode aderir para o seu negócio!

 

Inbound Marketing e Outbound Marketing

Segundo uma estatística informada no site Viver de Blog, cerca de 46% das pesquisas diárias feitas nos maiores buscadores, são para obter informações sobre produtos e/ou serviços.

E com um púbico tão vasto pesquisando informações a todo o momento na internet, eu tenho certeza que neste exato momento ele está buscando por algo que o seu negócio pode oferecer.

Com era a digital não há motivos para ficar sem vendas. Se isso acontece, é porque o problema não está na falta de interesse do público, apenas na maneira intrusiva como produtos e serviços são divulgados. Com estratégias trabalhadas da maneira correta, o retorno vem e é mensurável.

Você concorda comigo?

O consumidor hoje já conhece as práticas de vendas antigas e já está blindado contra qualquer pessoa que tenta empurrar um produto ou serviço. A partir disso, vemos que é o Consumidor quem detém o controle da tomada de decisão e não mais as empresas.

O que cabe às empresas agora é educá-lo e ajudá-lo a tomar essa decisão.

E isso se dá através dos mecanismos de busca e outros canais que atraem a atenção das pessoas, como:

  • Redes Sociais
  • Vídeos
  • E-mails
  • Mídia Paga

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Porém, como trabalhar em cada uma dessas mídias é um assunto que fica para ser aprofundado se você já entendeu de fato toda a essência e metodologia do Inbound Marketing. Se este for o seu caso, você pode passar para o post seguinte, onde explicamos Como Funciona o Inbound Marketing.

Se você é iniciante no Inbound Marketing ou desejar expandir o seu Mindset sobre esta área, continue conosco que vem muita informação boa logo abaixo!

Sabe o que acontece?

A medida em que você lê esse texto, você enxergará pontos nos seu negócio em que você pode melhorar hoje mesmo, despertará ideias e terá um olhar muito apurado para ideias futuras!

Mas você pode estar se perguntando, de onde veio o Inbound Marketing?

 

De onde surgiu o Inbound Marketing?

Inbound Marketing surgiu como um conceito, primeiramente nos Estados Unidos quando começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Com uma metodologia e estratégia tão assertiva, direta, que diminui os custos e potencializa os lucros, não podia ser diferente: de lá para cá, o Inbound explodiu de vez!

E se engana quem pensa que esta é uma estratégia tão complexa que só empresas grandes podem aderir.

A cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.

Isso porquê o Marketing de Atração pode usar diversos canais para atrair clientes e se basear em estratégias adequadas para cada segmento e até onde a empresa pode investir!

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como Marketing de Atração.

A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

Detalhe para não esquecer mais!

Resumindo

São novos tempos e novas maneiras de comprar e consumir conteúdo. A sua empresa está preparada para acompanhar o novo comportamento do consumidor?

Está pronta para ser encontrada nas mídias digitais?

A RED conta com uma equipe qualificada que ama conhecer as histórias das empresas e ajuda-las a entender melhor sobre essa revolução na forma de vender. Quer conversar mais sobre Inbound Marketing? Fale com um de nossos consultores!