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Saiba como o Mobile First pode ajudar a sua empresa no mercado digital

Written by Juliete Costa

9 de abril de 2020

O mobile first é um conceito desenvolvido pelo Google para quem utiliza o website como ferramenta de vendas online e atração

Focado no arquitetura e desenvolvimento de sites, o mobile first é um projeto desenvolvido pela maior ferramenta de pesquisa na internet que faz a criação de website primeiro em dispositivos móveis para depois fazer adaptações para o desktop e outras plataformas. 
Sendo a principal tendência entre os profissionais de marketing e tecnologia nos últimos anos, o conceito foi desenvolvido entre 2009 e 2010 pelo diretor de produto do Google, Luke Wroblewski.  E, como sabemos que o uso dos smartphones revolucionou o mercado, empresas que também vendem seus produtos e serviços por meio digital resolveram adaptar os sites ou criá-los já com essa função.  Segundo um estudo da The Global Mobile Report, cerca de 29% dos brasileiros navegam  utilizando apenas o celular e mais de 70% do tempo online é usando o mobile. Além disso, diante do alcance em que proporciona, o mobile ultrapassou o desktop nos e-commerces, com 60% do tempo de acesso. 

Site responsivo X Mobile First

Quando os celulares, tablets e demais dispositivos móveis começaram a ganhar força entre a população,surgiu o design responsivo, que nada mais é do que uma maneira de otimizar e adaptar os produtos do website com foco em desktop para outras telas. Desde forma, o desenvolvedor consegue criar um site com formato para computador e com visualização aceitável para Smartphone e demais aparelhos. No mobile first, a criação é feita com base na experiência do usuário na internet e por isso, a versão para dispositivos móveis é a primeira a ser produzida e na sua sequência, sendo adaptado para o desktop. 

 

 

Quando o site não é compatível com os dispositivos móveis. O que fazer?

 

O uso da internet em dispositivos móveis continua crescendo, especialmente nos países em desenvolvimento, onde o uso de aparelhos móveis geralmente supera o de desktops. Se a sua empresa ainda não está oferecendo uma versão mobile do seu site para os usuários, provavelmente está perdendo classificações, engajamentos de leads e conversões. E para solucionar esse problema, é preciso focar e investir tempo e a fim de proporcionar uma experiência melhor ao seu público. 

 

 

 

O que se deve priorizar na hora da criação?

 

Se a sua empresa está em um momento de mudanças e você como responsável deseja focá-la nas vendas online, priorize não só a forma mas também o conteúdo e a navegabilidade do website. No desenvolvimento, é preciso considerar alguns fatores importantes, como:

 

  • Velocidade de servidor: se a sua página demorar muito tempo para carregar, é possível que os usuários abandonem a visita. Por isso, verifique a velocidade do seu servidor e se ele suporta a quantidade de páginas do seu site. 

 

  • Mensagens diretas: mesmo com um site rápido, você precisa impactar seu público logo no primeiro contato. Atraia-o com uma mensagem que o direcione para uma navegação mais intensa e atrativa. Se não, vai acabar sendo trocado por outras infinitas possibilidades disponíveis na web. 

 

  • Contexto dos acessos: O usuário pode estar em qualquer lugar, por isso é preciso entretê-lo com um conteúdo completo. De acordo com algumas pesquisas, se a experiência do usuário no celular for negativa, ele terá 62% menos de chances de consumir seu conteúdo novamente. 

 

E quais as vantagens do Mobile First?

 

 

1 – Melhora no ranqueamento do Google 

 

O Google anunciou oficialmente uma mudança que estava prevista pelos profissionais de marketing e tecnologia em 2018. Com isto, os formatos de indexação e ranqueamento da plataforma seguiram o conceito de mobile First e isto aconteceu devido ao aumento de acessos por dispositivos móveis, que superou o desktop. E, de acordo com esse novo formato, as páginas serão classificadas na ferramenta de busca do Google com base em suas versões mobile. 

 

2 – Melhora a experiência para o usuário

 

O desenvolvimento de um site a partir do formato mobile vai proporcionar uma experiência mais completa e agradável para a maioria dos usuários que acessam tudo diretamente pelo celular. Isto acontece devido aos parâmetros de priorização de informação, que mudam e os desenvolvedores precisam definir durante a produção quais os dados mais relevantes a serem inseridos. 

 

3 – Credibilidade da marca

 

O aumento da credibilidade da marca está diretamente relacionada com a sua vantagem anterior. Afinal, se você busca proporcionar a melhor experiência para o seu usuário com relação ao seu negócio, ele precisa enxergar mais valor na sua marca e nos produtos ou serviços que tem para oferecer. 

 

4 – Otimização das páginas

 

Nos dispositivos móveis tudo é feito de forma rápida e imediata. Por isso, a tendência é que os desenvolvedores busquem soluções para um carregamento de página com mais rapidez e eficiência. Uma ótima dica é eliminar informações irrelevantes e focar apenas na priorização de exibição. Vale ressaltar que é possível criar sites mais leves, que carreguem de forma progressiva e funcional, abrindo os blocos iniciais e dados e quando necessário, as páginas e informações secundárias. 

 

Por fim, não podemos esquecer que aplicar o mobile first para o seu website vai te aproximar ainda mais do público.

 

 

 

Confira abaixo 3 formas de priorizar o conteúdo para dispositivos móveis no marketing digital:

 

Site: esse é o primeiro passo para construir uma experiência positiva ao usuário. O desenvolvedor deve focar total na navegabilidade com celulares. 

 

Redes Sociais: É muito importante ter uma presença digital nos tempos de hoje. Desta maneira, não esqueça de publicar conteúdos com pouco texto, com formato vertical, com vídeos e imagens que estejam na proporção do design das outras plataformas. 

 

E-mail Marketing: Se você envia newsletters para os clientes, por que não enviar conteúdos relevantes na palma da mão, que sejam fáceis de ler? Desenvolver os e-mails com prioridade mobile impede erros de adaptação responsiva que diminui a fonte ou desconfigura o visual. 

 

Mobile First para empresas e-commerce

 

Implementação do Mobile First 

 

O uso de dispositivos móveis para acessar a internet não mostra sinais de desaceleração, muito pelo contrário. A tendência é de crescimento e dessa forma, o Google continuará melhorando a experiência dos seus usuários, como aconteceu com a criação do Mobile First. 

 

Para divulgar todas as informações necessárias e alcançar um público cada vez maior, para suas ações, é preciso se adaptar às novas necessidades do público e ofertas do mercado. 

 

Pensar a partir do mobile first é se preparar para um futuro que está cada vez mais próximo. Afinal, as novas gerações buscam simplicidade, rapidez e conteúdos relevantes em suas experiências online. 

 

Diante do que foi visto, podemos concluir que a versão mobile é uma ótima opção para sites que têm sistemas ou funcionalidades específicas que não podem funcionar da mesma maneira que o desktop. Além do conteúdo ser mais fácil de ser trabalhado para diferentes dispositivos, nesse conceito nenhuma informação é perdida quando se altera para determinados formatos. 

 

 

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