Tudo o que você precisa saber sobre Vídeo Marketing

video-marketing-salvador

55% das pessoas assistem a vídeos na internet pelo menos uma vez por dia.

Sabia que de acordo com o estudo State of Video Marketing 50% de todo o tráfego mobile da internet já é proveniente de vídeos? Esse número considerável revela uma tendência de consumo audiovisual cada vez mais massiva, seja para trabalho, compras ou lazer. Outro dado do levantamento divulgado em 2017 – não menos relevante – mostra que 55% das pessoas assistem a vídeos na internet pelo menos uma vez por dia, o que comprova que o Vídeo Marketing veio mesmo para ficar.

Os vídeos, por sua dinamicidade, muitas vezes acabam levando vantagem sobre o material estático, feito basicamente para leitura. Isso não significa, entretanto, que o audiovisual represente uma ameaça ao conteúdo escrito. Eles podem ser complementares, inclusive, em uma boa estratégia de Vídeo Marketing. O segredo está no equilíbrio.


O que é Vídeo Marketing

Mas, afinal de contas, o que é Vídeo Marketing? O Vídeo Marketing pode ser definido como os diferentes tipos de utilização de recursos audiovisuais na estratégia de atração e retenção de clientes. Polivalente, o Vídeo Marketing pode ser realizado em diversos canais e sob vários formatos, o que significa dizer que você conta com flexibilidade para escolher como vai implementá-lo na promoção do seu negócio. Alguns exemplos:

• Vídeos institucionais para fortalecer a imagem da marca;

• Vídeos educacionais como parte do seu plano de marketing de conteúdo;

• Campanhas publicitárias em vídeo.

video-marketing-salvador


Benefícios

Entre os principais benefícios de investir em uma estratégia de Vídeo Marketing estão o aumento do tráfego orgânico, ou seja, os acessos que o seu site recebe que não acontecem por campanhas pagas de anúncios no Google; o retorno sobre o investimento (comprovado por pesquisas de organizações como o Aberdeen Group e Animoto); conteúdo de fácil consumo, uma vez que não precisa de muito esforço para ser apreciado; e o alto potencial de viralização.

Especialista no tema, o estrategista digital Camilo Coutinho considera que existem três etapas básicas para fazer um bom vídeo: o “antes”, o “durante” e o “depois”. Contudo, segundo o profissional, a maior parte das pessoas só faz o “durante” e, por isso, o que produzem é apenas um vídeo, e não uma estratégia em Vídeo Marketing.

Dentro dessas três etapas, Coutinho destaca que há cinco passos a seguir no intuito de desenvolver o Vídeo Marketing:

  1. Achar os termos interessantes para o seu mercado (o “antes”);
  2. Validar as pesquisas (o “antes”);
  3. Desenvolver conteúdo (o “durante”);
  4. Realizar a otimização (o “depois”);
  5. Fazer a mensuração (o “depois”).
video-marketing


Tipos de Vídeo Marketing

Você deve ter dúvida em relação a quais tipos de vídeo utilizar em sua estratégia de Video Marketing, certo? Existem diversas opções, como dicas rápidas, tutoriais, cursos, teasers, bastidores, cobertura de eventos, institucionais, estudos de caso, entrevistas, demonstrações de produtos, entre outros.

A questão é respeitar as melhores formas de produzir de acordo com cada formato. A escolha deve refletir sua necessidade. Uma agência como a Red, especialista nessa área, é fundamental para lhe ajudar nesse tipo de estratégia.


Principais canais de Vídeo Marketing

Uma vez estabelecidos os formatos para a produção dos vídeos, é preciso definir em quais canais publicá-los, a fim de obter os melhores resultados possíveis – o que nem sempre quer dizer milhares de visualizações, mas conversões em clientes.

Principal plataforma de vídeos do mundo, o Youtube segue sendo a principal escolha quando o assunto é Vídeo Marketing, mas se engana quem supõe que seja a única capaz de entregar bons resultados. Falamos isso porque as redes sociais também resolveram entrar na jogada, sobretudo através dos inovadores stories e IGTV. Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter já estão na jogada. Ah, os blogs também são fundamentais nesse sentido.

video-marketing


Métricas para Vídeo Marketing

Mensurar os resultados em uma estratégia de Vídeo Marketing é fundamental. Afinal, sem elas, não seria possível medir indicadores de desempenho e, assim, viabilizar melhorias e realizar ajustes. Entre as principais métricas voltadas ao audiovisual estão a retenção (quanto do seu vídeo a maioria das pessoas assiste), SEO de vídeo (fatores de rankeamento), engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos), taxa de abandono e conversões.

 

Em suma, para uma estratégia eficaz de Vídeo Marketing voltado a sua empresa, carreira ou negócio, é fundamental definir bem os seus objetivos, escolher as ferramentas adequadas, preparar uma estratégia de conteúdo, ser exigente com o produto final, realizar interações com o seu público e acompanhar os resultados de perto.

Ficou interessado no assunto? Entre em contato com a RED! Somos especialistas em estratégias de Vídeo Marketing. Certamente teremos a melhor solução para a sua necessidade!