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Marketing Digital para Food trucks: anuncie e venda mais

Fazer Marketing Digital para Food trucks é importante para que o público encontre o seu negócio e saiba o que ele oferece antes mesmo de estar na rua e esbarrar no seu empreendimento.

Dessa maneira, ele poderá consumir o seu alimento quando tiver vontade e ser impactado pelas vantagens do seu negócio.

A moda dos Food trucks chegou com tudo ao nosso país e vem se intensificando há cerca de 10 anos no estado da Bahia. Vender alimentos na rua virou um negócio sério e fonte de renda para muitos profissionais da gastronomia. No entanto, o mesmo aconteceu com diversos aventureiros que iniciaram agora no ramo e desejavam empreender. Muitos deles atingiram sucesso fazendo uma análise de mercado aprofundada, identificando, assim, a oportunidade de negócio, e administrando a empresa com distanciamento emocional.

Porém, muitos Food trucks não obtiveram o mesmo êxito, por motivos diversos, desde instabilidade no capital de giro até pelo excesso de concorrência. Muitos deles fecharam as portas por não ter a expertise necessária para lidar com esse tipo de organização. Para aqueles que objetivam entrar nesse ramo do mercado atualmente ou mesmo manter suas atividades, é necessário entender que ser inovador e diferenciado são qualidades essenciais. Agregar valor ao seu produto e serviço pode fazer maravilhas pelo seu negócio.

Marketing Digital para Food Trucks

Executar ações de marketing digital para Food trucks é essencial para garantir melhor vendas para o negócio. Ter esse tipo de empresa requer comprometimento não apenas na hora de preparar as refeições, mas também com observar além: empreendimentos no ramo da alimentação precisam mudar e se adaptar constantemente para não ficar atrás da concorrência.

Segundo informações do Sebrae, a migração do empresário do Food truck para pontos fixos é uma boa prática, mas que não deve ser executada com distanciamento do projeto original.

Nesse estilo de atuação, o veículo somente é utilizado em ocasiões específicas e em complemento às atividades do restaurante fixo. Isso porque a localização imóvel facilita o preparo dos alimentos e também agiliza os serviços de entrega, que crescem a cada ano.

Outra maneira de ter mais chances de vencer nesse nicho é anunciando nas plataformas digitais, como Google e redes sociais. Existem diversas estratégias para obter sucesso nessas mídias. Vamos falar sobre isso, para que você entenda PORQUE E COMO podemos alavancar as vendas do seu Food truck!

Google Ads

Essa plataforma eficaz traz resultados rápidos e conta com flexibilidade na maneira de investir. Além disso, a ferramenta possui ricas possibilidades de segmentação aprofundada, baseada em dados de uma audiência qualificada. Ou seja, desse modo é possível direcionar os anúncios para além do público-alvo, definindo se os possíveis clientes têm preferências sofisticadas no padrão de alimentação, se eles são veganos, preferem consumir os produtos de noite ou de dia, etc.

Busca anúncio Google mulher segurando lupa homem conferindo gráfico

Quando pensamos na SERP, que é a listagem dos resultados das pesquisas feitas na Internet, também chamada de Search Engine Results Page ou apenas página de resultados dos motores de busca, construir uma reputação ativa e boa colocação são fundamentais para qualquer empresa que busque um melhor posicionamento no ranking.

Ao pesquisar algo no Google, a página exibirá tanto os resultados orgânicos quanto os pagos. Veja os primeiros resultados. Existe um pequeno “Anúncio” acima do título? Este é o Google Ads.

Para isso acontecer, uma empresa de marketing digital pesquisou as palavras-chave que os consumidores usam para encontrar um produto ou serviço. Com base nessa pesquisa, eles escolheram palavras-chave relevantes e criaram anúncios de texto em torno delas – por exemplo: “serviço de jardinagem em Salvador” ou “comprar maquiagem em Salvador.”

Enquanto os resultados orgânicos são alcançados pelas estratégias de SEO e qualidade dos conteúdos, os anúncios são pagos para serem exibidos em destaque para aquela determinada palavra-chave. Segundo o SEO Trends 2018, 89,3% das empresas que alinham as estratégias de SEO e marketing de conteúdo com os anúncios pagos estão muito mais satisfeitas com seus resultados digitais em relação àquelas que não investem nessa combinação.

Anúncios gráficos do Google

Os anúncios gráficos funcionam de maneira um pouco diferente. Eles vêm em algumas dimensões diferentes e serão exibidos em sites e aplicativos. Uma empresa de marketing digital pode usar anúncios gráficos para direcionar as pessoas com base em dados demográficos, localização e comportamentos.

– Um anúncio gráfico consiste em uma imagem que você fornece com informações sobre sua empresa, produtos ou serviços. Quando as pessoas clicam em qualquer lugar do anúncio, são direcionadas para seu site;
– Eles podem ser exibidos em páginas da web e outros locais na Rede de Display;
– Seu anúncio gráfico suporta uma imagem estática, animação ou o formato Flash e pode ter tamanhos variados;
– Para exibi-lo, é possível criar uma imagem e enviar o arquivo para sua conta do Google Ads ou usar a própria ferramenta gratuita, a Galeria de Anúncios, para criar uma imagem a partir dos modelos disponíveis.

O público-alvo e as mensagens são exclusivos do seu negócio, mas existem algumas táticas básicas que funcionam de forma consistente em campanhas de maneira geral, independentemente do setor. Embora não haja solução mágica para criar um anúncio perfeito, existem algumas alavancas ajustáveis para maximizar seus resultados.

Torne sua Landing Page relevante

Este é um dos aspectos mais importantes dentro da pesquisa paga, no entanto, muitos anunciantes esquecem de pensar nisso ou ignoram o potencial valor de uma boa Landing Page, ou Página de Destino.

Nas plataformas usadas para criar essas campanhas, os gestores de negócios inexperientes acabam direcionando seu foco todo para as ferramentas internas em si, seja ajustando valores ou testando os textos a serem usados, mas sempre canalizando a energia nesses primeiros passos.

É preciso entender o que acontece depois que o usuário clica em um anúncio da plataforma em que você está tão focado: eles vão para o seu site, mais precisamente para a sua Landing Page! Não adianta fazer um material excelente para as buscas e não ter uma Página atraente e rica para aqueles que foram impactados por sua campanha aterrissarem.

Um anúncio bem-sucedido leva leads qualificados a uma página de destino, mas essa ainda é apenas a primeira metade da vitória. O trabalho dessa LP é converter o cliente em potencial em pagante. Afinal, sabemos que um dos objetivos do marketing é fazer vendas.

Para isso, é preciso otimizar suas Landing Pages para converter, alinhando a informação dos anúncios com a mensagem da página de destino. Manter a consistência entre as palavras-chave, o texto do anúncio e as LPs deve melhorar as taxas de cliques e de conversão. Idealmente, o resultado é maior ganho de dinheiro e, ao mesmo tempo, maximização do orçamento.

Otimize palavras-chave negativas

homem segurando lupa com grande chave vermelha ao fundo

Uma das ferramentas mais poderosas para garantir a integridade das campanhas do Google Ads é utilizar palavras-chave negativas. A plataforma permite que você especifique quais termos não são adequados para seu produto ou serviço.

Ao dizer ao Google o que a sua mercadoria não é, você estará impedindo que seus anúncios sejam exibidos em pesquisas de palavras-chave que não correspondem aos clientes que você deseja.

Digamos que o seu Food truck serve apenas comida brasileira, ou seja, ela não inclui culinária oriental, italiana e árabe, por exemplo. Para garantir que o seu público-alvo, ou seja, interessados em consumir o seu produto, receba apenas tráfego qualificado, você pode adicionar termos como “yakissoba” e “esfirra” junto com “sushi” e outros qualificadores para negar o tráfego de pesquisadores que não estão em seu grupo demográfico e de interesse.

Redes Sociais

Uma das grandes vantagens de anunciar através do Facebook é o nível de aprofundamento da segmentação que pode ser feita. Uma vez que sua campanha atinge as pessoas certas dentro da plataforma, o processo de captura do lead é iniciado. O gerenciador de anúncios é o local onde você cria e gerencia suas campanhas. Outras atividades que podem ser executadas por lá:

Configuração de campanhas de anúncios no Facebook;
Criação de novos conjuntos de anúncios;
Distinção de diversos públicos diferentes;
Otimização de campanhas;
Acompanhamento de desempenho;
Teste A / B das campanhas no Facebook.

É fundamental que a escolha do objetivo do seu marketing seja feita com cuidado ao iniciar uma campanha. Se necessário, peça ajuda a alguém com experiência nesse ramo. São diversas as opções, veja aqui algumas delas: alcance, tráfego, envolvimento, mensagem, geração de cadastro, conversões e vendas do catálogo.

Os recursos e configurações são diferentes em cada objetivo, bem como os resultados. Não deixe de analisar previamente essa etapa inicial antes de criar sua campanha.

Marketing Digital para Food trucks: Facebook

Pessoa fazendo login no Facebook pelo celular

O Facebook foi a primeira rede social a superar 1 bilhão de contas registradas e, atualmente, soma 2.603 bilhões de usuários ativos mensalmente. A marca presta muita atenção às tendências mundiais. Isso fez com que Facebook Ads se tornasse a solução de publicidade mais poderosa no mercado de anúncios direcionados, independentemente do tamanho e nicho do negócio.

Os Facebook ads permitem que você anuncie em feeds de notícias do Facebook, do Instagram e Stories de ambas as plataformas. Você pode alcançar uma grande variedade de pessoas e atingir seus interesses específicos. Uma das maiores vantagens é que o Facebook Ads é econômico: com pequenos investimentos, você pode alcançar muitas pessoas.

Além disso, possui uma vasta gama de opções de segmentação, esse é um dos maiores benefícios da plataforma.

Na plataforma, é possível criar uma série de campanhas, com diferentes objetivos, seja para anunciar eventos específicos para clientes do seu Food Truck ou mesmo dar visibilidade ao seu negócio e trazer público para consumir seus alimentos. Como em qualquer tipo de publicidade, o importante é entender o que precisa ser feito para alcançar os objetivos.

Em conclusão

O Marketing Digital para Food trucks exigirá atenção especial para este mercado, que está em constante atualização. Atrair e fidelizar os clientes requer estratégias e métricas realistas em  análise contínua.

O mercado está aberto e em constante movimentação, por esse mesmo motivo, sabemos que ganhar vantagem em cima da concorrência é essencial, especialmente com o país em crise há tanto tempo e sem previsão de melhora. O marketing digital está aí como ferramenta essencial de vendas, e com certeza se o seu Food truck não está vendendo tão bem, investir agora fará toda a diferença no seu caixa.

Muitas vezes não sonhamos com o empreendimento perfeito, mas trazer à luz um negócio lucrativo e saudável depende de como o administramos. Investir em anúncios não é mais apenas uma opção, é um passo a ser dado e gerenciado mensalmente. Aqui na RED temos o conhecimento, a experiência e as ferramentas para resolver essa etapa para você.