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Ganhar o interesse das pessoas e atrai-las até você. É nisso que se consiste o Inbound Marketing!


Nós falamos em um post anterior sobre O Que é o Inbound Marketing. Se você é inciante no assunto, eu recomendo ler o primeiro artigo da nossa série para entender toda a essência e metodologia do Marketing de Atração!

Eu tenho certeza que você vai adquirir Insights e Dicas incríveis para o seu negócio.

Porém, se você já está um pouco mais avançado, está no lugar certo!

O Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing convencional. Este é um número informado pela maior empresa de Marketing Digital do Brasil, a Resultados Digitais. Veja um pouco mais do que ela diz sobre o assunto:


Os simples fatos de as pessoas estarem sempre procurando soluções para seus problemas nos mecanismos de busca, lendo mais emails em diferentes dispositivos e navegando mais tempo nas redes sociais são prerrogativas para que sua empresa não fique de fora.

 

Inbound-Marketing

Como Funciona o Inbound Marketing

Chamado de Marketing de Atração, o Inbound Marketing trabalha com iscas para atrair o seu potencial consumidor. A partir do momento que ele morde a isca, começamos a nos relacionar com o mesmo até o momento da compra.

Porém, até o seu momento de decisão, o Consumidor passa por diversas etapas e a metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica para que o usuário caminhe por elas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: AtrairConverterRelacionarVender e Analisar.

São etapas que se complementam de forma inteligente.

Essas etapas fazem parte da Jornada de Compra. É embasada nela que o Inbound Marketing funciona.

Entenda como:

Até chegar ao momento de Decisão da Compra, o cliente costuma passar por algumas etapas que vão se afunilando. Esse caminho também pode ser chamado de Funil de Vendas.

 

As quatro etapas que o cliente percorre: AtraçãoConversãoRelacionamento e Venda, se distribuem pela Jornada de Compra no Topo, Meio e Fundo de Funil.

 

O que é a Jornada de Compra

A Jornada de Compra é todo o caminho que o usuário percorre até o momento da aquisição do seu produto ou serviço. E em todos os casos ela não deve parar aqui, pois existe o pós-venda e toda a estratégia de retenção do cliente.

Existem alguns detalhes a se atentar também. Muitas pessoas sequer sabem que precisam de um determinado produto ou serviço.

Elas irão descobrir que possuem tal necessidade após pesquisa e busca por informações, e ainda passarão pelo processo antes de decidir de qual marca comprar.

Entender a Jornada de Compra te faz ser a marca escolhida ao processo de decisão de um cliente.

Funil de Vendas e Jornada de Compra

No primeiro momento são usadas táticas de atração para o público ideal consumir o conteúdo ofertado e em troca disso deixar algumas informações úteis para a empresa se relacionar com ele ou até mesmo entregar conteúdo personalizado.

Dependendo da estratégia você pode captar informações como: Nome, Telefone e Email.

Ou então até mesmo qual tipo de conteúdo ele prefere receber, qual o seu time do coração, entre outras relacionadas ao seu negócio.

Topo do Funil

Dessa forma, ele entra no Topo do Funil e deixa de ser um Vistante para se tornar um Lead.

Um usuário pode ser atraído para diversos objetivos e de diversas formas:

  • Para visitar o seu site e conhecer uma oferta;
  • Para adquirir uma Consulta Gratuita e se Relacionar com sua Empresa;
  • Para baixar um Material Rico e Entrar no Fluxo de Inbound Marketing.

As possibilidades são muitas. Mas o objetivo é convertê-lo! 

Fazer com que ele não seja apenas um visitante, mas se torne um Lead.

Um Lead é um Potencial Consumidor do seu Produto/Serviço.

Os conteúdos ofertados aqui são conteúdos de Aprendizado e Descoberta e Reconhecimento do Problema.

É quando ele está buscando por alguma informação, ou nem sabe que possui um problema, mas a sua empresa vai ajudá-lo a identificar a necessidade de resolvê-lo!

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Meio do Funil

Quando um Lead entra no Fluxo de Inbound Marketing, ele deve percorrer todos os caminhos até efetivar a venda.

De acordo com a sua interação com a sua marca e com os conteúdos do Topo de Funil que fazem com que o Lead continue conosco, ele caminha para a próxima etapa e chega no Meio de Funil passando pela Consideração da Solução.

Neste momento, se o Lead continua engajando conosco percebemos que ele já notou que possui um problema e agora ele considera a busca por uma solução.

Ele deixa de se tornar Lead para se tornar uma Oportunidade.

Os conteúdos informativos continuam qualificando-o até o momento seguinte, o de Decisão de Compra.

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Fundo do Funil

E é chegando aqui, no Fundo do Funil que a nossa Oportunidade tem a chance de virar um Cliente da Empresa.

Os conteúdos de Fundo de Funil já começam a falar sobre a sua empresa e de acordo com o momento do consumidor podemos tomar um passo muito importante!

Quando um Futuro Cliente vira Oportunidade, é o momento da Equipe de Vendas entrar em contato com ele para iniciar os próximos passos de efetivação da venda!

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Depois de conhecer todas as etapas e sobre como funciona o Inbound Marketing, você deve estar se perguntando se esta é uma estratégia apenas para grandes empresas. Vamos te responder logo abaixo!

 

Inbound Marketing Serve para Minha Empresa?

O Inbound Marketing é uma estratégia que demanda a aquisição de alguns profissionais, ferramentas e investimentos para que ele funcione com efetividade. Também para gerar resultados ao mesmo tempo em que reduz custos com estratégias menos assertivas.

Se considerarmos a Complexidade da Venda, vemos que o Inbound Marketing influencia e ajuda muito mais em empresas onde a Tomada de Decisão leva tempo ou é mais difícil.

Porém, para empresas que trabalham com vendas simples ou impulsivas, o Inbound Marketing ajuda a potencializar o vinculo emocional e o estreitamento de relação entre empresa e cliente.

O que ocorre aqui é o momento ideal para uma empresa investir em Inbound Marketing.

Lembra o que falamos sobre Redução de Custos e Ampliação de Resultados?

Existe uma série de estratégias que potencializam a performance de uma empresa nos meios online para alcançar maior visibilidade. Isso faz com que seja encontrada mais facilmente e reduza os custos com mídia paga.

Por isso, uma empresa que deseja investir em Inbound Marketing precisa ter um site otimizado para mecanismos de busca; presença e relevância nas mídias digitais e uma equipe comercial preparada para atender a nova demanda de clientes que irá surgir.

A sua ambição é crescer e aumentar as vendas?

Que tal começar a caminhar até o momento de fazer Inbound Marketing?

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Resumindo

São novos tempos e novas maneiras de comprar e consumir conteúdo. A sua empresa está preparada para acompanhar o novo comportamento do consumidor?

Está pronta para ser encontrada nas mídias digitais?

A RED conta com uma equipe qualificada que ama conhecer as histórias das empresas e ajuda-las a entender melhor sobre essa revolução na forma de vender. Quer conversar mais sobre Inbound Marketing? Fale com um de nossos consultores!